domingo, 8 de março de 2009

Tinha que ser contra o Palmeiras

Pra valorizar a volta do Gordo ao futebol brasileiro, seu primeiro gol tinha que ser contra o Palmeiras, contra o Itumbiara não teria graça...

O primeiro tempo não foi digno da história desse clássico e do trófeu que estava em jogo, homenageando um dos maiores técnicos de todos os tempos, ídolo dos dois times, Osvaldo Brandão. Quem ganhar três seguidas ou cinco alternadas fica com a posse definitiva.

E no segundo tempo o Palmeiras teve todas as chances de constuir uma vitória definitiva. Depois do gol do Diego Souza, nascido de um belo passe do Keirrison, o Palmeiras teve mais uns três ou quatro contra-ataques para definir, mas acabou parando no Felipe ou na bola pra fora.

Mas uma coisa é fato, craque é craque, mesmo gordo e fora de forma. Depois de meter uma bola na trave, Ronaldo fez o gol. Para delírio da sua torcida e delírio ainda maior da imprensa, que agora tem muito o que falar (e lucrar) sobre o clássico que começou pra lá de ruim.


P.S.: Ufa, pelo menos contra o Ituano, quarta-feira, o Fabinho Capixaba não joga.
P.S.2: Palmeiras hoje ficou com a taça Osvaldo Brandão porque em caso de empate, quem leva é o mandante.

Palmeiras 1 x 1 Corinthians (Diego Souza e Ronaldo) - Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente

terça-feira, 3 de março de 2009

Seja profissional, Ronaldo

É bem possível que Ronaldo estreie amanhã, contra o Itumbiara, pela Copa do Brasil e não no domingo contra o Palmeiras. Acho que Mano Menezes fará muito bem se assim o fizer. É preciso mesmo diminuir a badalação em cima do baladeiro.

Já duvidei uma vez da volta do Ronaldo, agora não duvido mais. Acho que mesmo gordo ele fará seus gols pelo Corinthians. Só não o entendo e acho que ele está prestando um desserviço ao futebol.

Explico: dinheiro ele não precisa mais ganhar. Ou até ganhar um pouquinho mais com publicidade, bailes de debutantes, cobrando para participar de solteiros x casados. Se o que ele gosta mesmo é balada, por que, então, voltar a jogar profissionalmente? 

Mas a partir do momento em que se dispôs a voltar ao futebol depois de tão sérias contusões, depois de tanto tempo afastado, deveria fazê-lo com seriedade. Ronaldo já tem idade e vivência suficientes para saber que ídolos influenciam os jovens. E ele, como ídolo, deveria ser mais responsável, deveria ser mais profissional. Na hora de cobrar altos salários e assinar contratos milionários todos sabem ser profissionais. Mas na hora das atitudes...

Nada contra Ronaldo ser um baladeiro. Problema dele e da mulher dele. Se ele acha que filho é criado só com dinheiro da pensão, triste para os filhos dele. Mas ele tem que se resolver. Ou bem ele quer voltar a jogar ou bem ele quer curtir a vida. Porque esse exemplo que ele está dando para os Dentinhos e Lulinhas da vida que estão começando, é péssimo. Sem moralismos. Apenas profissionalismo.

Papelão

Perder jogando bem, tudo bem, acontece, não se pode ganhar todas mesmo. Agora, perder com um futebolzinho medíocre, dá raiva. Ainda mais quando é naquele que o próprio técnico chama de "jogo do ano". Onde foi parar o futebol rápido e vibrante do Palmeiras? O Colo-Colo, afinal de contas, não é exatamente aquilo que a gente pode chamar de timaço, mas anulou o Palmeiras totalmente. Conseguiu fazer dois gols com um jogador a menos em campo.

Será que o Luxemburgo é como o Corinthians e Libertadores não é mesmo a dele? Ainda que haja chances matemáticas, eu acho que esta já era. Vamos ficar só com o Paulistinha de novo, Luxa?

E o Keirrison? É talentoso mesmo ou tem uma estrela enorme? Porque hoje não soube se livrar da marcação, não soube buscar o jogo, não soube se posicionar, mas... marcou o seu, pra se tornar o maior artilheiro num início de temporada no Palmeiras (ou qualquer estatística do gênero).

Ninguém esteve bem em campo hoje. Salvaram-se apenas Pierre e Willians. E ficou claro o quão ruins são o Fabinho Capixaba (aliás, existe pelo menos um campeonato estadual no Espírito Santo?) e o Jeferson; que os zagueiros Maurício Ramos e Danilo ainda precisam melhorar muito para serem alguma coisa e que Jumar tem sido nulo em campo.

É uma pena, um time que tinha tudo para emplacar com um belo futebol mostrou que não tem maturidade ainda para encarar um campeonato de verdade. Espero que eu queime a língua.

Palmeiras 1 x 3 Colo-Colo (Lucas Barrios, Torres, Keirrison e González) - Estádio Palestra Itália, em São Paulo