terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Palpites

No dia 10 de maio, quando começou o campeonato brasileiro, eu dei os meus palpites para candidatos ao título e rebaixados. Como sempre, alguns bons acertos, umas bolas na trave e algumas furadas homéricas.

Meus candidatos ao título eram Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Inter e Corinthians. Até que não fui tão mal, afinal, realmente Inter, São Paulo, Cruzeiro e Palmeiras ficaram entre os cinco primeiros. Só deixei o campeão Flamengo fora da lista e incluí, enganadamente, o Cortinthians, que não teve o menor interesse por este Brasileirão.

Os candidatos ao rebaixamento foram Grêmio Barueri, Avaí, Náutico, Santo André e Atlético Mineiro. Coloquei o Atlético (MG) nessa lista considerando que todo ano vinha caindo um grande e que este deveria ser o ano de caída de um grande pela segunda vez. Errei isso também, este ano não caiu nenhum grande. Dos meus cinco candidatos, dois realmente cairam. Mas os outros três não correram risco nenhum, fui mal.

E na minha lista dos que iriam dar muito trabalho estavam Grêmio, Flamengo, Fluminense, Sport e Santos. Mais bolas fora... a não ser pelo Flamengo, que deu tanto trabalho que acabou ficando com o título.

Erros pra cá, acertos pra lá, acho que deu pra passar de ano.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Comparação inevitável

Acabo de ouvir na rádio Bandeirantes: quando o Andrade assumiu, o Flamengo estava na 14ª colocação no campeonato. Seu salário: vinte mil reais.

E daí eu penso: quando o Muricy assumiu, o Palmeiras estava a uma vitória da liderança. Seu salário: algo em torno de quatrocento mil reais.

Sério que tem gente que acha que vale?

domingo, 6 de dezembro de 2009

Vexame final

E o Palmeiras fechou com "chave de ouro" a sua participação no Brasileirão 2009: perdeu de 2 x 1 para o Botafogo no Engenhão e ficou em 5º lugar, fora da Libertadores. Na verdade, uma coisa que eu vinha me perguntando ultimamente é pra que se classificar para a Libertadores com esse time? Para passar mais vergonha? Para pipocar mais? Para fazer o torcedor passar mais raiva?

O time hoje foi medíocre como vem sendo recentemente. Mas o Muricy exagerou. As mexidas dele no time foram coisa de amador. Eu me pergunto se ele realmente teve alguma participação nos títulos do São Paulo ou se o grupo é que era bom mesmo e com qualquer um lá teria ganho.

Ele armou o time direitinho, pra jogar ofensiva e criativamente, com Cleiton Xavier e Deivid Sacconi no meio campo e Diego Souza à frente, ao lado do Vagner Love. O primeiro tempo terminou 0 x 0. Daí o gênio volta com o time mudado para o segundo tempo. Achou que já era hora de segurar o empate, que estava bom demais. Como o Inter ganhava fácil do Santo André, o título tinha virado pó mesmo e o que restava era a classificação para a Libertadores. E o melhor técnico do Brasil resolve segurar o jogo já no início do segundo tempo. Então tirou o Deivid Sacconi para colocar mais um volante, Sandro Silva. Resultado: Botafogo fez 1 x 0. Daí, o que faz o luminar? Tira um zagueiro para colocar um atacante! Gênio! Rinus Mitchel, no túmulo, deve ter se perguntado por que não fez esse tipo de alteração na Holanda em 74, porque aí o título teria sido garantido.

O Palmeiras teve o que mereceu pelo o que jogou nos últimos dois meses no campeonato brasileiro. A diretoria teve a melhor das intenções e fez o que pôde. Acordou com o parceiro a permanência de Diego Souza e Cleiton Xavier, contratou o melhor técnico do Brasil, trouxe de volta o atacante que até outro dia era convocado pela seleção. Mas não contava com as contusões de Pierre, de Cleiton Xavier e de Maurício Ramos; com as pipocadas de Diego Souza; com a inutilidade de Vagner Love; com o racha do elenco; com as brilhantes mexidas do técnico no time.

Por mim, agora, faria uma limpa geral. Deixaria só uns 2 ou 3 além do Marcos. Não adianta uma base rachada. Não adianta uma base com jogadores que não mostraram a que vieram. Não adianta um monte de jogador mais ou menos.

Enfim, vamos deixar tudo isso pra trás pra poder começar 2010 com um mínimo de esperança e dignidade.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Que venham os bolões!!

Faltam 188 dias para termos um mês inteirinho de celebração do futebol. E hoje começamos a sentir um certo gostinho, com a definição dos grupos da Copa da África do Sul.

Então vamos aos achismos que começam a surgir:

Acho que todas as seleções cabeça-de-chave de classificam, com possível exceção da anfitriã.

Acho que o Brasil pegou um grupo mais difícil do que os das últimas copas, mas não me importo porque a minha seleção está no grupo F e nessa copa não tem porque dar susto em ninguém pra se classificar.

Acho que todos os grupos estão equilibrados, que nesta copa não temos um verdadeiro grupo da morte.

E, baseada em importantes estudos científicos, acho que em 2010 teremos um campeão inédito. O que quer dizer que eu acho que Espanha ou Holanda serão campeãs. Porque eu não acho que alguma seleção que não seja cabeça-de-chave tenha condições de ser campeã. Só a França, mas a França não seria uma campeã inédita.

Espanha ou Holanda campeãs do mundo? Será que eu acho mesmo isso?