segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Não à Copa no Brasil

Nas vésperas de anunciar se aceita a candidatura única do Brasil para sediar a Copa de 2014 a Fifa anuncia o fim do sistema de revezamento de continentes na escolha das sedes das Copas.
Pra mim fica claro que a candidatura única do Brasil mostrou que sediar Copa do Mundo é coisa pra gente grande, pra país que resolveu os problemas básicos e agora pode se preocupar com esse tipo de evento.

Blatter declarou que "faltou algo" à candidatura do Brasil. Ele deve estar assustado com a perspectiva de realizar uma Copa num país inseguro, sem transporte coletivo decente em suas capitais (à exceção de Curitiba), sem estádios decentes (quando fui para Salvador, no ano passado, vi um estádio de futebol e me perguntei se era a Fonte Nova, mas eu mesma me respondi que não poderia ser, pois aquele era um estádio abandonado e a Fonte Nova abrigava os grandes clássicos baianos. Por via das dúvidas resolvi perguntar ao motorista do táxi em que eu estava. Claro, era a Fonte Nova).

Gostaria muito que a Fifa tivesse coragem de dar um sonoro "não" ao Brasil. Que nós temos um futebol maravilhoso, que somos os únicos pentacampeões do mundo, que exportamos os melhores jogadores, ninguém duvida. Mas que temos competência para organizar uma Copa do Mundo, ah, isso dá pra todo mundo duvidar.

Concentremos nossos esforços em coisas mais urgentes, mais básicas, mais importantes. Deixemos Copa do Mundo para quando formos um pouco mais crescidinhos.

Apesar de achar que um "não" da Fifa tem as mesmas chances de acontecer quanto o São Paulo perder o título brasileiro deste ano, estou torcendo pelas duas improbabilidades!

Um comentário:

Edgar Cantelli disse...

Concordo com você Lu. A festa de anúncio do Brasil foi bem broxante, além de tudo. Ficou aquele clima de: "já que não temos outra opção, vamos com essa mesmo e seja o que Deus quiser..."