quarta-feira, 23 de abril de 2008

Futebol na TV

Ontem eu vi o final de Boca x União Maracaibo na Bombonera pelo Sportv, mas acredito que a geração das imagens era de alguma emissora argentina. Sim, não acredito que a geração fosse brasileira porque as imagens eram em plano bem aberto, davam uma visão do todo do jogo, coisa que emissora brasileira nenhuma faz.

Não sei porque, mas as emissoras brasileiras adoram quadros fechados e closes nas transmissões de futebol. Você só vê o jogador que está com a bola. Às vezes xinga o cara de fominha sem saber que ele não tinha mesmo para quem passar. Não dá para ter idéia do posicionamento dos times com as transmissões nacionais.

Será que fazem isso para os comentaristas falarem das táticas dos times, do 4-4-2 de um contra o 3-5-2 de outro e os telespectadores acharem que eles são gênios? É só abrir a imagem que a gente enxerga o jogo assim também. Mas não, as emissoras preferem colocar comentaristas medíocres para verem o jogo por você.

Porque não fazer como as TVs européias e argentinas, que transmitem uma partida como se deve, com a câmera sempre aberta e o close na hora certa, no replay, para mostrar um detalhe polêmico ou interessante?

Já é difícil ir aos estádios no Brasil pela falta de segurança e de organização. Mas é cada vez mais difícil ver também pela televisão, com essas câmeras tão fechadas.

Será que na Copa de 2014 a geração das imagens vai ser brasileira? E será que vai ser do jeitinho que é feita por aqui? Ou será que daí eles vão transmitir direitinho, com as câmeras abertas, para atender ao público europeu?

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem observado Lu! Mas o que mais me irrita nas nossas transmissões é o excesso de replays, mesmo em chutes que vão para a lateral ou defesas ridiculamente fáceis: 42 do segundo tempo, o goleiro corta um cruzamento simples e lança a bola para um contra-ataque que pode ser decisivo. O zagueiro põe a mão na bola e é expulso. Enquanto ouvimos a torcida enlouquecida, a imagem mostra o cruzamento errado em 3 ângulos diferentes... É pra matar qualquer torcedor do coração (ainda mais os corintianos como eu, nesses tempos em que só São Jorge pode realmente fazer a diferença...)

Luciana Ribeiro disse...

Tem toda razão, Vitor! Isso também é profundamente irritante. E isso porque estamos nos limitando ao plano das imagens, né? Se formos comentar as bobagens que falam, então...