terça-feira, 17 de junho de 2008

Juventino de verdade!

Outro dia, nem sei porque, o André Palugan comentou comigo que tem um amigo torcedor do Juventus. Como eu nunca conheci pessoalmente um torcedor do Juventus de verdade (não um simpatizante, mas torcedor mesmo), ele me apresentou o Luiz Pattoli, um jornalista de 30 anos muito simpático. Ainda não nos conhecemos pessoalmente, mas já combinamos de ir assistir a um jogo na rua Javari assim que o Juventus estiver em alguma competição e comer os famosos canolis.

Não resisti e fiz uma entrevista por e-mail com o Pattoli. Leia e descubra as emoções de ser um juventino de verdade.



Por que você escolheu o Juventus como time? É tradição de família?
Meu pai era vizinho do estádio, a casa que ele morou na infância/adolescência hoje é alojamento dos jogadores. Meu avô e meu pai trabalharam na indústria que montou o Juventus. Apesar de tudo isso, meu pai se dizia palmeirense. Ele nunca me forçou a torcer por um time de futebol, tanto que na infância eu gostava de outros times. Quando criança, eu frequentava o clube do Juventus e depois comecei a ir aos jogos. Foi no estádio que eu vi que era o Juventus que realmente me motivava.

Você é sócio do clube também? Como é a sua relação com o Juventus?
Como eu disse, quando eu era criança éramos sócio do clube. Depois, ficou um pouco longe da nossa casa e meu pai deixou de ser sócio. Mesmo assim, na adolescência eu ia ao clube com meus primos. Eu entrava com a carteirinha de um deles e para entrar na piscina, me molhava no chuveiro do vestiário, assim, o fiscal do exame-médico achava que já havia conferido minha matrícula. Eu também ia nos bailes de carnaval e fiquei muito feliz quando soube que a colação de grau da faculdade seria no Juventus. Ano passado me associei novamente.

Normalmente os torcedores se gozam entre si, fazem apostas, discutem o número de títulos, se aquele título mundial valeu mesmo ou não... Como é a sua relação com os seus amigos torcedores palmeirenses, corintianos e sãopaulinos?
A maioria acha bacana eu torcer por um time pequeno. Outros zoam numa boa o fato de termos títulos mais modestos que os times grandes.

E a fama de "moleque travesso"? O Juventus realmente apronta pra cima dos times ditos "grandes", Palmeiras, São Paulo e Corinthians, ou isso é lenda?
No último paulista, empatamos com o Corinthians e ganhamos do Santos, portanto, fizemos molecagem. De vez em quando o espírito do moleque-travesso baixa em campo e apronta uma dessas.

O Juventus é uma espécie de segundo time de todos os paulistanos. Como você vê isso?
Acho legal termos o respeito dos outros torcedores. Por outro lado, gostaria que houvesse mais gente que torcesse pro Juventus.

A Portuguesa é outro time que tem um pouco dessa característica de segundo time, de simpatia. Como é a relação entre Juventus e Lusa?
Meu pai dizia que os jogos contra a Portuguesa eram tensos, afinal, juntava os italianos e espanhóis contra os portugueses. Atualmente é mais tranquila, apesar de ser um grande rival. Tem gente que acha que o maior rival do Juventus é o Nacional, mas eu não concordo com isso.

Qual é a emoção de assistir a um jogo na rua Javari?
Não sei explicar. Para mim, é uma forma de lembrar do meu pai e de voltar no tempo. Apesar de todas as dificuldades do time, ver o Juventus jogar é sempre emocionante.

Qual foi a maior alegria que o Juventus lhe deu?
Poxa, já deu diversas. Mas no jogo do título da Copa Federação Paulista 2007 eu achei que ia enfartar de tanta emoção.

E a maior tristeza?
Esse sobe e desce para a primeira divisão cansa um pouco.

Quais são as maiores conquistas do Juventus?
Taça de Prata (série C) 1983

Paulista A2 - 2005

Copa FPF - 2007

Qual foi o melhor time do Juventus que você viu jogar?
Não sei se é o melhor, mas o de 2007 me deu orgulho.

Quem são os seus maiores ídolos juventinos?
Apesar de não ter visto jogar, Félix (que foi da seleção de 1970), Mão de Onça (o goleiro que levou o gol mais bonito do Pelé) e mais recentemente o Naves.

Neste ano o Juventus voltou para a série A1 do Paulistão, mas não fez uma boa campanha e acabou rebaixado (eu, pessoalmente, acho que o Juventus devia ter lugar cativo na série A1 do Paulistão). O que você espera do time para 2008 e 2009?
Eu espero que vença a Copa FPF 2008, avance na série C e que volte para a série A-1. Com isso, espero que o clube se organize e passe a pensar em títulos de maior expressão. Se isso não acontecer, continuaremos no alambrado apoiando o time - e reclamando da diretoria.

4 comentários:

Lily... disse...

Olá!

Sou nova na vizinhança e passeando por aqui encontrei o seu blog.

Muito legal seu jeito de escrever! Você tem duas personalidades bem distintas hein? Arquitetura da informação misturada com futebol...legal...

Se tiver um tempinho, passa pra conhecer meu cantinho ok?

Bjos...!

Anônimo disse...

Adorei!

Anônimo disse...

O professor Pasquale é juventino roxo. O Juventus já teve grandes times e foi o responsável pelo primeiro milionário da Loteca: o chamado "Dudu da Loteca", que ganhou sozinho graças a uma vitória do Juventus sobre o Corinthians por 1 a 0, sábado, no Pacaembu. Gol de Brecha.
O Juventus esteve bem perto das semifinais do Paulista em 1978 (partida só jogada em 1979), quando jogou pelo empate com a Ponte Preta, no Pacaembu, e acabou perdendo. Se empatasse, jogaria a semifinal contra o Guarani. Com a derrota, o Santos seguiu em frente e acabou campeão.

Tércio Silveira disse...

Excelente a entrevista! Conheço o Patolli e apesar de corintiano já estive por diversas vezes na Javari apoiando o Moleque Travesso.

A torcida juventina é bastante apaixonada e estando no estádio não tem como não ser contaminado.