quarta-feira, 20 de maio de 2009

Categorias de base

O atacante Júlio César Vetrano, de 18 anos, chegou nesta semana ao Palmeiras para ficar em período de testes nas categorias de base. O jogador foi vencedor do projeto Gênios da Bola, desenvolvido por ex-jogadores como Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pepe e Félix e apadrinhado por Vanderlei Luxemburgo.

Acho engraçadas algumas coisas no futebol, como as escolinhas e esse tipo de projeto. Será que não aparecem nos clubes garotos suficientemente talentosos para treinar? Não foi formado ninugém tão bom quanto esse menino nas categorias de base do Palmeiras? É tão dispendioso assim para o clube investir nas categorias de base?

As duas últimas boas revelações do Palmeiras - além da tradicional formação de bons goleiros, como o Diego Cavalieri, o Bruno e o Deola - foram o Vagner Love e o zagueiro  David. Não é muito pouco para um clube da grandeza do Palmeiras? E ambos foram perdidos pelo clube. Vagner Love foi vendido prematuramente, por uma administração canhestra (para dizer o mínimo) e David se envolveu num embroglio de contrato de gaveta, novo contrato e não sei mais o que e foi para o futebol grego ou coisa que o valha.

Não acredito que seja tão difícil assim revelar craques. Tenho certeza que custa menos que investir milhares de reais na revelação do Corinthians de Alagoas ou na estrela do Mirassol. Quantos meninos não poderiam ter sido formados no clube com o dinheiro que foi gasto na contratação e no pagamento dos salários de jogadores como Fabinho Capixaba, Jefferson, Max, Jéci, Jumar, Mozart e Marquinhos, só para ficar com o elenco atual, sem parar para lembrar a enorme lista de inutilidades que o Palmeiras contratou nos últimos anos, como Ricardo Boiadeiro, Lopes, Gioino, Florentin, Adriano Chuva, entre outros de uma lista - infelizmente - enorme?

Quando vejo notícias sobre esse Henrique, agora esse Júlio César, sei não...

Um comentário:

Unknown disse...

O Palmeiras é pródigo em contratações "de baciada". Com a qualidade típica daquelas bacias de ofertas em magazine popular, é bom que se diga.

Dá vontade de organizar uma lista...