quinta-feira, 18 de junho de 2009

Perguntas

Quando Luxemburgo voltou para o Palmeiras no fim de 2007 eu disse que ele tinha a obrigação moral de fazer um bom trabalho e trazer títulos depois daquela saída pelos fundos em 2002.

E logo de cara, no primeiro semestre de 2008, ele ganhou o Paulistão. Parecia que o técnico vencedor estava de volta. E ele falava em um "projeto" para aquele time. Um projeto que incluia um título em 2008 - que logo ele conquistou - e a Libertadores em 2009.

Pois bem, do time campeão ele deixou a Traffic negociar o ótimo zagueiro Henrique (aliás, cadê ele? mais um que some prematuramente na Europa); forçou a saída do mago Valdívia. Mas trouxe grandes nomes para o time: Jeci, Fabinho Capíxaba, Gladstone e Jefferson.

No Brasileiro do ano passado conquistou o quinto lugar, que dava lugar à repescagem da Libertadores. De um jeito ou de outro, o projeto estava em pé.

No fim do ano, concordou mais uma vez com a Traffic e assim o Palmeiras não renovou com o Kléber - que estava se tornando ídolo, com grande identificação com a torcida e um ótimo desempenho apesar das expulsões - afinal, ele era um jogador velho, de 25 anos. Era preciso apostar em jovens, com maior potencial de negociação. E assim se apostou em Keirrison.

Para a zaga, para quê continuar com um jogador prata da casa como o David e com o Gustavo, que havia feito um bom trabalho, desde que fazia dupla com Henrique? Melhor dispensá-los e contratar verdadeiros herdeiros de Luis Pereira, como Maurício Ramos, Danilo e Marcão.

No Paulistão de 2009, a eliminação nas semifinais pelo Santos. E mais contratações de peso: Ortigoza, Obina, Mozart.

Na Libertadores, eliminação nas quartas-de-final pelo Nacional, do Uruguai. Quais serão os craques que se juntarão ao elenco agora?

Existe mesmo um projeto? O técnico tem mesmo o time na cabeça como afirma Gilberto Cipullo?

Há quanto tempo o Palmeiras não revela um grande jogador? Há quanto tempo um jogador do Palmeiras não é convocado pela seleção brasileira?

Quanto tempo mais teremos que esperar?

Por que os projetos não se concretizam? (A arena também está parecendo o time do Luxemburgo...)

O que falta? Dinheiro parece não ser.

Nenhum comentário: