quarta-feira, 18 de julho de 2007

Tabelinha

Minha mãe, que entende muito mais de futebol que eu, e foi testemunha de um futebol muito mais bonito que o que se joga hoje, vive reclamando que ninguém mais tabela. E ela tem toda razão. A tabela é o drible coletivo. É a jogada que desconserta a defesa adversária e levanta a torcida. Ainda que não resulte em gol, a tabelinha vale por si só.

E foi fruto de uma longa tabela entre Jorginho e Mário Sérgio o gol mais bonito que eu vi ao vivo. Foi no único jogo ao qual eu fui ao estádio com o meu avô, palestrino até o último fio de cabelo. Era uma noite durante a semana, no início dos anos 80, provavelmente 84, no Pacaembu. Campeonato paulista. Palmeiras x XV de Piracicaba. Palmeiras 4 x 1 XV de Piracicaba. Esse gol foi o terceiro ou quarto, já não lembro bem.

O Jorginho pegou a bola ali pelo grande círculo e tocou para o Mário Sergio, que logo devolveu para o Jorginho, que voltou a bola para o Mário Sergio, que tocou para o Jorginho, para logo em seguida receber de volta e na entrada da área do XV fuzilar para o gol. Foi eletrizante. Não sei se é a minha memória, mas tenho a impressão que até a defesa do XV aplaudiu esse gol.

Nem o Jorginho nem o Mário Sergio ganharam títulos pelo Palmeiras. Isso foi na época do nosso triste jejum (o final dele é tema para outro post). Mas não importa, o futebol deles não era de resultados, era arte. E está na minha memória, e na de muitos torcedores, tenho certeza, até hoje.

É disso que eu sinto falta quando vou ao hoje ao Parque Antárctica ou quando ligo a TV para ver um jogo.

Fazendo uma breve pesquisa para encontrar as fotos, descubro que o Jorginho nasceu em Marília. E o jogo foi contra o XV de Piracicaba. Curioso, né, Anita e Vitor?

4 comentários:

Roseli disse...

Uêbaaa! Bem-vinda, Lu!
Em primeiro lugar adorei o espaço: um tanto quanto verde demais para o meu gosto, mas o que seria do verde se todos preferissem torcer em preto e branco? Rarará!
Em primeiro lugar de novo, adorei você aí do lado direito. Tá tão igualzinha que, ainda que eu não a conhecesse, reconheceria na rua!
E (finalmente) em segundo lugar, que susto eu levei! Quando li que você havia entrado na onda, por um momento cheguei a pensar que era na onda dos crocks! Rararará!
Beeeeijo!
Roseli

MReys disse...

Apenas para lembrar duas pérolas recentes, que não têm a ver com tabelinhas, mas têm a ver com passes rápidos para desmontar as defesas adversárias: o gol do Brasil contra a Argentina na final da última Copa das Confederações e o da Argentina contra a República Tcheca na Copa do Mundo de 2006.

MReys disse...

Olha só que vergonha...

Eu confundi Sérvia e Montenegro com República Tcheca. O gol da Argentina na Copa do Mundo de 2006 foi do Cambiasso, contra Sérvia e Montenegro.

Vejam:
http://www.youtube.com/watch?v=ta_la6vIaFc

Unknown disse...

E aquele do Brasil contra o Chile, nas eliminatórias da Copa de 2006? Única vez em que o "quadrado mágico" de Parreira fez jus ao nome. Foi até integrado a um dos comerciais "Joga Bonito" da Nike...