terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Esses regulamentos...

Eu adoro campeonato de pontos corridos. Acho justo e emocionante. Mas também acho que é interessante termos torneios mais curto, disputados em outro formato, com a famosa "final".
Agora, o que não dá pra engolir são esses regulamentos dos estaduais, que inventam fórmulas mistas, como o Paulista, e não ficam nem cá, nem lá. Os campeonatos estaduais são os mais inventivos em termos de regulamento. E certamente nem sempre a principal intenção é tornar o campeonato mais atraente. Há interesses em privilegiar times do interior ou da capital, conforme o caso.
E com isso esses campeonatos vão perdendo a importância e o interesse do público.
Mas no quesito regulamento estapafúrdio vai ser difícil alguém superar o Campeonato Pernambucano. Nunca vi absurdo igual. Para se ter uma idéia, reproduzo aqui um parágrafo do que foi publicado na Gazeta Esportiva, mas vale a pena ver a obra completa: http://www.gazetaesportiva.net/campeonatos/futebol/regional/2008/pernambucano/conteudo/regulamento.php

"O Campeonato será disputado em dois turnos, sendo que o primeiro turno será realizado em duas fases, com três quadrangulares na primeira fase e três quadrangulares na segunda fase. No segundo turno serão realizados dois hexagonais, um hexagonal do título e um do descenso, de acordo com as disposições contidas nestas Normas Especiais."

Nenhum comentário: