segunda-feira, 18 de maio de 2009

Caro Keirrison

Caro Keirrison,

Que você é um menino de talento, ninguém duvida. Tanto que saiu do Coritiba, um time de médio pra pequeno no cenário nacional, e veio para um time de ponta, o Palmeiras. Apesar desse salto, que deve ter representado também um salto financeiro para você, você ainda não é ninguém no futebol. Por enquanto, você é só uma promessa. Para virar uma realidade, você precisa de muito trabalho e de muitos gols. E para isso, você precisa de uma coisa que seu colega Ronaldo mostra ter e você não: alegria de jogar.

Não digo nem pelo jogo de ontem, pois vi apenas os 25 minutos finais. Mas é difícil ver você alegre em campo, mesmo quando o time está jogando. Você está sempre com uma expressão de enfado, como se tudo aquilo fosse pequeno para você, como se só você fosse craque e seus companheiros não estivessem à sua altura. 

Eu lhe digo uma coisa: se você estiver considerando o Palmeiras apenas uma ponte para qualquer time da Europa, melhor ir embora logo. A gente não precisa de jogador que não está inteiro em campo, que está com a cabeça apenas no dinheiro, que não tem alegria de jogar.

Pense um pouco que essa possível transferência para a Europa é uma conseqüência e que quem conseguiu ir para os times de ponta, e não para as Ucrânias da vida, conseguiu porque jogou com prazer, com garra.

Com essa cara em campo de quem comeu e não gostou me parece que seu destino será mesmo ser mais uma promessa que não vingou, como tantas que vimos passar pelo futebol. E não por falta de talento, mas por assumir uma postura equivocada.

Tenha calma, você é muito jovem ainda, tem tempo para se transformar num ídolo e num craque de verdade. Acho que quando a imprensa e mesmo nós torcedores começamos a te comparar com os outros artilheiros desta temporada, como o Ronaldo, o Kléber, o Washington e o Fred, você achou que já era grande coisa.

Mas andou se escondendo em alguns jogos importantes, parece que nunca chamou a responsabilidade para si. E aqui não estou falando de efetivamente marcar um gol, mas da postura em campo. Você precisa tomar cuidado com isso, já ouvi lhe chamarem de Pipok9...

Com um pouco mais de humildade e alegria de estar em campo, você pode chegar lá. Por enquanto, Keirrison, você é só um atacante de nome esquisito que fez um bom início de temporada.

Nenhum comentário: