quinta-feira, 7 de maio de 2009

Elegância no futebol

Definitivamente a elegância está em baixa no futebol. E não estou falando de jogadas técnicas, passes primorosos, gols de placa. Eu falo da elegância dos jogadores mesmo. Lembro com saudades dos uniformes dos anos 70 e seus calções curtos, que deixavam à mostra as pernas dos jogadores.

O Leão se consagrou não só pelas ótimas defesas, mas também pelas belas pernas. Atualmente jogador nenhuma tem a chance dessa consagração. Ninguém vê as suas pernas.


Hoje, esses calções que mais parecem que o jogador está usando a cueca samba-canção do irmão mais velho, tiram qualquer possibilidade de charme dos jogadores. É uma coisa horrorosa.



Já vi muita gente criticando as camisas atuais, horrorosas por estarem cheias de patrocínios. Mas ninguém fala mal dos calções ridículos. Lanço aqui uma campanha pela volta dos calções curtos!!

Curioso é que quem eu tenho visto usando uns calções um pouco mais curtos, são alguns juízes, como o Leonardo Gaciba. Não vou discutir as arbitragens dele aqui, mas que ele anda muito mais elegante que os jogadores, isso anda.



Outra coisa que me choca esteticamente de tempos para cá são as fotos oficiais. Antigamente formavam-se duas colunas: os jogadores de trás em pé e os da frente agachados. Hoje em dia eu não sei se é preguiça de agachar ou o que é - não consigo entender mesmo - mas a fila da frente não agacha. Ao invés disso, fica numa posição que me lembra muito as ginásticas que as mulheres fazem para usar banheiros públicos. Gente, isso é muito feio!!! É assim que esse jogadores querem passar para a posteridade? Pelo amor de Deus! Pelo bem da elegância, peço aos meio-campistas e atacantes que voltem a agachar nas fotos. Olhem bem e vejam que o pedido faz sentido.


Nenhum comentário: