quinta-feira, 4 de junho de 2009

Camisa nova de novo

i anunciado que hoje o novo site do Palmeiras entraria no ar. Depois de semanas daquele aviso ridículo no ar. Mas o que subiu não foi um site, mas um hotsite de promoção das novas camisas. Essa história de nova camisa me irrita. A camisa é cada vez mais do patrocinador e menos do clube. Ainda não chegamos ao horror que o time da zona leste chegou, mas não fugimos à regra geral. 
Eu juro que não entendo esse pessoal que faz questão de pagar caríssimo para ter a camisa nova, com o nome do patrocinador cada vez maior. Não sou contra o patrocinío, mas contra o exagero.

Além do mais, esse esquema só alimenta os modismos passageiros, que eu tanto detesto, no futebol ou não. A tal camisa marca-texto, que tanto agradou a uma parte da torcida, já era. Pois se os jogadores trocam de clube como quem trocam de camisa, os clubes trocam de camisa como quem troca de [calcinha ou cueca, complete conforme o caso].

Aliás, um trabalho que essa diretoria deveria fazer urgentemente é definir de uma vez por todas qual é o "verde Palmeiras". Nas artes gráficas existe um sistema de definição de cores chamado "Pantone". Ele codifica os vários tons das cores e é por causa de definições como essa que o logo das empresas aparece sempre com o mesmíssimo tom. O Palmeiras precisa urgentemente definir o seu "Pantone" e vá lá que o patrocinador e o fornecedor de uniformes estampem seus nomes, inventem, façam seu marketing. Mas que respeitem o "verde Palmeiras". 

E isso tem que valer não só para as camisas, mas para todo o material licenciado pelo clube. É assim que as coisas começam a ser profissionais.

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