quarta-feira, 22 de julho de 2009

Muricy no Palmeiras. Ou a chance perdida de Belluzzo.

Quando eu achava que o Palmeiras estava com a faca e o queijo na mão para fazer história e iniciar uma nova fase no futebol brasileiro, eis que tudo muda. Eu acreditei quando o presidente Belluzzo disse que se deveria criar um teto salarial no futebol brasileiro. E concordei com ele. E achei que isso era o sinal de que ele iria começar uma nova era, efetivando o Jorginho, que passaria a ganhar um pouco mais que os seus atuais vinte mil reais, mas algo ainda dentro de realidades do mundo real e não dentro das loucuras do mundo do futebol. Só não imaginava que o teto a que Belluzzo se referia era de R$ 450 mil mensais.

O Palmeiras fechou com Muricy. E o valor divulgado foi esse. Vinte e duas vezes e meia maior que o que recebe Jorginho. Indiscutivelmente Muricy é um técnico com uma bela carreira e vários títulos, mas será ele vinte e duas vezes e meia melhor que Jorginho? E terá ele a química certa e necessária com os jogadores, com o clube, com a torcida? Sim, porque o mundo do futebol alardeia grandes profissionalismos, salários astronômicos, mas para ter sucesso ainda depende de coisas do mundo real, do mundo do amadorismo, como essa tal química. Já vimos grandes elencos, dirigidos por técnicos de primeira, naufragarem por não terem o entrosamento ideal.

Segundo a Gazeta Esportiva.Net, "o salário do treinador será de R$ 450 mil por mês, sem contar os prêmios por conquistas." Ora, quem ganha quase meio milhão de reais por mês ainda precisa de prêmios, de incentivos, para conquistas? Quem ganha uma fortuna dessas não tem a obrigação de ganhar tudo o que disputar?

Fora de campo, acho que a diretoria tomou a decisão errada, vai continuar sangrando os cofres do clube para arcar com o salário milionário de um técnico. Mas como a decisão foi tomada, espero que dentro de campo o Muricy corresponda e ganhe tudo que disputar. Brasileiro neste ano e tríplice coroa com Paulista, Libertadores e Brasileiro de novo, no ano que vem é o que eu espero. Ele chega com essa obrigação. E menos que isso será decepção.

Um comentário:

adriano disse...

será que o palmeiras sairá da fase de só ganhar paulistão e campeonato de bocha?