domingo, 6 de dezembro de 2009

Vexame final

E o Palmeiras fechou com "chave de ouro" a sua participação no Brasileirão 2009: perdeu de 2 x 1 para o Botafogo no Engenhão e ficou em 5º lugar, fora da Libertadores. Na verdade, uma coisa que eu vinha me perguntando ultimamente é pra que se classificar para a Libertadores com esse time? Para passar mais vergonha? Para pipocar mais? Para fazer o torcedor passar mais raiva?

O time hoje foi medíocre como vem sendo recentemente. Mas o Muricy exagerou. As mexidas dele no time foram coisa de amador. Eu me pergunto se ele realmente teve alguma participação nos títulos do São Paulo ou se o grupo é que era bom mesmo e com qualquer um lá teria ganho.

Ele armou o time direitinho, pra jogar ofensiva e criativamente, com Cleiton Xavier e Deivid Sacconi no meio campo e Diego Souza à frente, ao lado do Vagner Love. O primeiro tempo terminou 0 x 0. Daí o gênio volta com o time mudado para o segundo tempo. Achou que já era hora de segurar o empate, que estava bom demais. Como o Inter ganhava fácil do Santo André, o título tinha virado pó mesmo e o que restava era a classificação para a Libertadores. E o melhor técnico do Brasil resolve segurar o jogo já no início do segundo tempo. Então tirou o Deivid Sacconi para colocar mais um volante, Sandro Silva. Resultado: Botafogo fez 1 x 0. Daí, o que faz o luminar? Tira um zagueiro para colocar um atacante! Gênio! Rinus Mitchel, no túmulo, deve ter se perguntado por que não fez esse tipo de alteração na Holanda em 74, porque aí o título teria sido garantido.

O Palmeiras teve o que mereceu pelo o que jogou nos últimos dois meses no campeonato brasileiro. A diretoria teve a melhor das intenções e fez o que pôde. Acordou com o parceiro a permanência de Diego Souza e Cleiton Xavier, contratou o melhor técnico do Brasil, trouxe de volta o atacante que até outro dia era convocado pela seleção. Mas não contava com as contusões de Pierre, de Cleiton Xavier e de Maurício Ramos; com as pipocadas de Diego Souza; com a inutilidade de Vagner Love; com o racha do elenco; com as brilhantes mexidas do técnico no time.

Por mim, agora, faria uma limpa geral. Deixaria só uns 2 ou 3 além do Marcos. Não adianta uma base rachada. Não adianta uma base com jogadores que não mostraram a que vieram. Não adianta um monte de jogador mais ou menos.

Enfim, vamos deixar tudo isso pra trás pra poder começar 2010 com um mínimo de esperança e dignidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Lu!
Acho que o Palmeiras tem que focar na copa do Brasil. Como flamenguista, digo que essa é a melhor oportunidade de se sair de uma crise!