terça-feira, 15 de abril de 2008

Romário


Romário anunciou oficialmente nesta segunda-feira, 14 de abril, sua aposentadoria. Na prática essa aposentadoria veio logo depois do seu milésimo gol. Mas é preciso fazer um jogo despedida, é preciso se render todas as homenagens que o baixinho merece.

Foi graças a ele a minha primeira comemoração de uma conquista de Copa do Mundo (eu já era nascida, mas não lembro de 70). A Copa de 94 não foi mesmo a Copa de um futebol bonito da nossa parte. Mas tivemos Romário, brilhante, ousado, preciso. Brilhante ao desviar o corpo do chute do Branco no jogo contra a Holanda, ousado ao fazer gol de cabeça no meio da alta zaga sueca e preciso em todos os seus 5 gols.

Romário foi sem dúvida um dos melhores atacantes que eu vi jogar. Senão o melhor. Muitos criticam seu estilo "banheira". Já eu acho que era um estilo minimalista. O Baixinho sempre foi pela lei do mínimo esforço, certíssimo ele. Nunca fez firulas desnecessárias. E foi mesmo o rei da área. Implacável. Inclusive contra o Palmeiras... (ah, aquela trágica virada que o Palmeiras tomou na final da Copa Mercosul de 2000 depois de fechar o primeiro tempo com 3 x 0... o Baixinho estava lá, e fez o gol da virada).

Gênio! Foi um dos grandes do futebol mundial e este eu tive o prazer de ver jogar.

Nenhum comentário: