sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016

Juro que não entendo como alguém pode comemorar a realização dos Jogos Olímpicos no Rio. A experiência do Pan não foi o suficiente? O que já está acontecendo com a Copa não serve de lição?

Ah, mas teremos obras de infra-estrutura que ficarão para o país, dizem uns. Sim, claro, obras importantíssimas e utilíssimas como as que foram feitas para o Pan; como um baita estádio de futebol em Manaus, uma cidade de enorme tradição futebolística no país, com um dos campeonatos estaduais mais disputados de todos, com vários times disputando a ponta do campeonato brasileiro.

Claro que não será usado dinheiro do BNDES para obras no Rio, assim como não será usado para reformar nenhum estádio para a Copa.

Claro que não se deve pensar no que poderia ser feito em educação e saúde com os 100 milhões de reais de dinheiro público que já foram usados só na campanha para trazer os Jogos Olímpicos para cá. Afinal, um evento como esse traz muitos benefícios para o país. Peça para um ateniense te contar o quanto foi bom e importante para a cidade ter as Olimpíadas lá, quantas obras de infra-estrutura ficaram para a cidade.

Sinceramente, esse ufanismo esportivo me irrita muito, me faz ter raiva e torcer muito contra o Brasil nesses eventos. Não temos nada o que comemorar, apenas o que lamentar. E muito. Porque será muito dinheiro indo para o ralo. E para o bolso de alguns também, é claro.

Nenhum comentário: